sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Influência oculta dos Espíritos sobre nossos pensamentos e nossas ações

459) Os Espíritos influem sobre nossos pensamentos e ações?
 - A esse respeito, sua influência é maior do que podeis imaginar. Muitas vezes são eles que vos dirigem.

460) Temos pensamentos próprios e outros que são sugeridos?
 - Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem às vezes ao mesmo tempo sobre um mesmo assunto e freqüentemente bastante contrários uns aos outros; pois bem, nesses pensamentos há sempre os vossos e os nossos. Isso vos coloca na incerteza, porque, então, tendes duas idéias que se combatem.

461) Como distinguir os pensamentos próprios daqueles que são
sugeridos?
 - Quando um pensamento é sugerido, é como uma voz falando. Os pensamentos próprios são em geral os do primeiro momento. Além de tudo, não há para vós um grande interesse nessa distinção e muitas vezes é útil não sabê-lo: o homem age mais livremente. Se decidir pelo bem, o faz voluntariamente; se tomar o mau caminho, há nisso apenas maior responsabilidade.

463) Diz-se, a respeito do pensamento, que o primeiro impulso é
sempre bom; isso é exato?
 - Pode ser bom ou mau, de acordo com a natureza do Espírito encarnado que o recebe. É sempre bom para aquele que ouve as boas inspirações.

464) Como distinguir se um pensamento sugerido vem de um bom ou de um mau Espírito?
 - Estudai o caso. Os bons Espíritos apenas aconselham o bem; cabe a vós fazer a distinção.

465) Com que objetivo os Espíritos imperfeitos nos conduzem ao mal?
 - Para vos fazer sofrer como eles.

465 a) Isso diminui seus sofrimentos?
 - Não, mas fazem isso por inveja, por saber que há seres mais felizes.

465 b) Que natureza de sofrimentos querem impor aos outros?
 - Os mesmos que sentem os Espíritos inferiores afastados de Deus.

466) Por que Deus permite que Espíritos nos excitem ao mal?
 - Os Espíritos imperfeitos são instrumentos que servem para pôr à prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Vós, como Espíritos, deveis progredir na ciência do infinito, e por isso passais pelas provas do mal para atingir o bem. Nossa missão é vos colocar no bom caminho e, quando as más influências agem sobre vós, é que as atraístes pelo desejo do mal, porque os Espíritos inferiores vêm vos auxiliar no mal, quando tendes a vontade de praticá-lo; eles não podem vos ajudar no mal senão quando quereis o mal. Se sois inclinados ao homicídio, pois bem! Tereis uma multidão de Espíritos que alimentarão esse pensamento em vós. Mas tereis também outros Espíritos que se empenharão para vos influenciar ao bem, o que faz restabelecer o equilíbrio e vos deixa o comando dos vossos atos.

Comentário Alan Kardec: É assim que Deus deixa à nossa consciência a escolha do caminho que devemos seguir e a liberdade de ceder a uma ou outra das influências contrárias que se exercem sobre nós


O Livro dos Espíritos (Parte Segunda, Cap. 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário