sexta-feira, 29 de julho de 2011

Elevação

Escuta, alma querida,
Aceita as aflições e as lágrimas da vida,
Por agentes de acesso à Esfera Superior...
Mágoa, queixa, revolta e rebeldia
Lembram muralhas sob a noite fria
Furtando o coração à luz do amor.

Se a prova te retalha a alma sincera,
Perdoa, faze o bem, trabalha e espera
Aprendendo da estrada em derredor...
Tudo o que vive e sonha, sofre e ama,
Dos astros do infinito aos vermes sob a lama,
Dando-se à elevação do futuro melhor...

O Sol potente que nos ilumina
É um gigante em perpétua disciplina,
Varando lutas que desconhecemos,
Por mais se lhe arremesse lixo à face,
Brilha em silêncio como se explicasse
Que só o amor domina os Céus Supremos...

Corre a fonte da penha ao chão da serra,
Depois, ganhando o vale, faz da terra
Verdejante celeiro em garbos de jardim...
Pelo bem que constrói, de segundo a segundo,
Muitas vezes recolhe os detritos do mundo,
Mas beija lodo e pedra e canta mesmo assim!...

O carvão na lareira acende a chama,
O tronco mutilado não reclama,
A estrada se aprimora aguentando tratores...
No trigo triturado o pão puro se asila,
Cria-se a porcelana em fogo sobre a argila,
O roseiral podado dá mais flores!...

Assim também, alma querida e boa,
Não recuses a dor que aperfeiçoa,
Se nos espanca os sonhos, teus e meus...
Golpes, tribulações, angústias, tempestade
São recursos da vida erguendo a Humanidade
Para a Bênção de Deus.

Autora: Maria Dolores

Nota Minha: Não há vitória sem esforço, sem superação, não há elevação sem provação. A vida prestigia a quem faz dos obstáculos colocados em sua senda pontos de desenvolvimento e elevação.
Sede esforçado, determinado, corajoso, justo, humilde e humano porque assim, sem sombra de dúvidas, terá sucesso na vida material e tamanha elevação na verdadeira vida, a Espiritual.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Anote Hoje

Anote quanto auxílio poderá você prestar ainda hoje. Em casa, pense no valor desse ou daquele gesto de cooperação e carinho.

No relacionamento comum, faça a gentileza que alguém esteja aguardando conforme a sua palavra.

No grupo de trabalho, ouça com bondade a frase menos feliz sem passá-la adiante.

Ofereça apoio e compreensão ao colega em dificuldade.

Estimule o serviço com expressões de louvor.

Quanto puder, procure resolver problemas sem alardear seu esforço.

Em qualquer lugar, pratique a boa influência.

Desculpe faltas alheias, consciente de que você também pode errar.

Observe quanto auxílio poderá você desenvolver no trânsito, respeitando sinais.

Acrescente paz e reconforto à dadiva que fizer.

Evite gritar para não chocar a quem ouve.

Pague a sua pequena prestação de serviço à comunidade, conservando a limpeza, por onde passe.

Sobretudo, mostre simpatia e reconhecerá que o seu sorriso, em favor dos outros, é sempre uma chave de luz para que você encontre novas bênçãos de Deus.


Autor: André Luiz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Amanhece



Nota Minha: Resumindo, seja útil, compreensivo,amigo, consciente,  humilde, gentil, paciente e conseguirá ter uma vida equilibrada e uma harmonia espiritual muito grande.
Difícil conciliar todas essas características sempre? Creio que quase impossível, mas não custa tentar e sempre se esforçar para ser o melhor possível. Fica a dica.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Amigos Para Sempre

Hoje, dia 15 de julho de 2011 completam-se 10 anos de um dos momentos mais tristes de minha vida, a perda de um dos meus grandes amigos, de um amigo que fez parte da minha infância, que dividiu momentos felizes e tristes ao meu lado.
A sua partida prematura, ainda na adolescência, trouxe muita tristeza e sentimento de incompreensão e de impotência a todos os familiares e amigos que o amavam (e amam) tanto. Foi tão rápido que nos leva a crer que realmente foi um chamado de Deus, e que sua missão nesse planeta já tinha sido cumprida.
A Doutrina Espírita nos ensina, através dos escritos dos próprios Espíritos Superiores, que a morte natural ainda na juventude indica que estas pessoas estão em grau espiritual elevado e que foram poupadas de sofrimentos futuros como as doenças degenerativas e as dificuldades no que tange tudo o que há de ruim no mundo material (desigualdades, injustiça, violência, vícios e etc.), por já terem superado etapas de provações maiores em outras vidas.
Nada acontece por acaso. Tudo resulta da lei de causa e efeito. E todo efeito tem um sentido: o da evolução. Todos somos espíritos faltosos e sofremos as provas que pedimos antes de encarnar. Temos dívidas a resgatar. Mas além do resgate espera-nos a liberdade, a paz, o progresso. E nesse caso, da morte de meu querido amigo, uma grande provação caiu sobre nós (familiares e amigos), e nosso dever é entendê-la da melhor maneira possível. E tenho certeza que, com o passar de todos esses anos, conseguimos, em parte, entender que a Providência Divina é quem nos rege e condiciona nossos caminhos.
Entretanto, a saudade de sua amizade, de sua companhia, de sua maneira de falar, de seus belos desenhos e de horas jogando Super Nintendo ainda é muito presente em minha vida e, com toda certeza, na vida de todos os seus familiares e amigos. Mas, a saudade é boa e a esperança de um reencontro é quase uma certeza.
Tenho a plena certeza de que no momento de minha partida terei o prazer de ser recebido no mundo espiritual pelos meus entes queridos que lá já se encontram (meus avós, minha tia e meu grande amigo Betinho) e que lá novamente nos reuniremos pelo trabalho da construção e da disseminação da moralidade cristã e espírita.
Espero que esta seja uma certeza também nos corações dos familiares e amigos do Betinho.
Através das boas orações, deixando as súplicas de lado, e acalmando nossos corações, podemos chegar mais perto de quem a gente ama e que já não está em vida material ao nosso lado, mas que estão nos guardando sempre através de sua presença espiritual.

Meu grande amigo, quão grande é a saudade que sinto de nossas travessuras, de nossas partidas de futebol no campinho da igreja em Barbacena, de nossas comemorações e sofrimentos (faz parte! Hehe) nos jogos do Cruzeiro, de nossas saídas para paquerar, (ele era bem melhor que eu nesse quesito! Hehe) das nossas idas aos parques das exposições agropecuárias de Barbacena. São tantos os momentos que fica difícil descrevê-los por completo, mas com toda certeza eles fizeram parte da minha história e você meu amigo vai estar sempre no lado esquerdo do meu peito, e tenho a certeza de que ainda vamos rir juntos das tantas histórias vividas em nossa infância.

Amigos para sempre é o que nós iremos ser... na primavera ou em qualquer das estações... nas horas tristes nos momentos de prazer... amigos para sempre!
Até logo meu querido amigo Betinho!

Um grande abraço e conforto a Mila, mãe de meu querido amigo, as irmãs Fernanda, Paulinha e Milena e a todos os seus amigos e familiares que compartilharam juntos comigo tantos momentos felizes ao lado do Betinho. Tenham a certeza de que Betinho (filho) e Roberto (pai) estão juntos nesse momento e olhando por todos nós.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Sono e os Sonhos - Consulta ao Livro dos Espíritos

400 - O Espírito encarnado permanece espontaneamente no corpo?
É como perguntar se o prisioneiro se alegra com a prisão. O Espírito encarnado aspira sem cessar à libertação, e quanto mais o corpo for grosseiro, mais deseja desembaraçar-se dele.

401 - Durante o sono, a alma repousa como o corpo?
Não, o Espírito nunca fica inativo. Durante o sono, os laços que o prendem ao corpo se relaxam e, como o corpo não precisa do Espírito, ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com outros Espíritos.

402 - Como avaliar a liberdade do Espírito durante o sono?
Pelos sonhos. Quando o corpo repousa, o Espírito tem mais condições de exercer seus dons, faculdades do que em vigília; tem a lembrança do passado e algumas vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com outros Espíritos, neste mundo ou em outro. Quando dizeis: tive um sonho esquisito, horrível, mas que não tem nada de real, enganais-vos; é, muitas vezes, a lembrança dos lugares e das coisas que vistes ou que vereis numa outra existência, ou num outro momento. O corpo, estando entorpecido, faz com que o Espírito se empenhe em superar suas amarras e investigar o passado ou o futuro.
Pobres homens, que pouco conheceis dos mais simples fenômenos da vida! Julgai-vos sábios e, entretanto, vos embaraçais com as coisas mais simples; ficais perturbados com a pergunta de todas as crianças: o que fazemos quando dormimos? Que são os sonhos?
O sono liberta, em parte, a alma do corpo. Quando dormimos, estamos momentaneamente no estado em que o homem se encontra após a morte. Os Espíritos que logo se desligam da matéria, quando desencarnam, têm um sono consciente. Durante o sono, reúnem-se à sociedade de outros seres superiores e com eles viajam, conversam e se instruem; trabalham até mesmo em obras que depois encontram prontas, quando, pelo desencarne, retornam ao mundo espiritual. Isso deve vos ensinar uma vez mais a não temer a morte, uma vez que morreis todos os dias, segundo a palavra de um santo. Isso para os Espíritos elevados; mas para o grande número de homens que, ao desencarnar, devem permanecer longas horas nessa perturbação, nessa incerteza da qual já vos falaram, esses vão, enquanto dormem, a mundos inferiores à Terra, onde antigas afeições os evocam, ou vão procurar prazeres talvez ainda mais baixos que os que têm aí; vão se envolver com doutrinas ainda mais desprezíveis, ordinárias e nocivas que as que professam em vosso meio. O que gera a simpatia na Terra não é outra coisa senão o fato de os homens, ao despertar, se sentirem ligados pelo coração àqueles com quem acabaram de passar de oito a nove horas de prazer. Isso também explica as antipatias invencíveis que sentimos intimamente, porque sabemos que essas pessoas com quem antipatizamos têm uma consciência diferente da nossa e as conhecemos sem nunca tê-las visto com os olhos. Explica ainda a nossa indiferença, pois não desejamos fazer novos amigos quando sabemos que há outras pessoas que nos amam e nos querem bem. Em uma palavra, o sono influi mais na vossa vida do que pensais. Durante o sono, os Espíritos encarnados estão sempre se relacionando com o mundo dos Espíritos e é isso que faz com os Espíritos Superiores consintam, sem muita repulsa, em encarnar entre vós. Deus quis que em contato com o vício eles pudessem se renovar na fonte do bem, para não mais falharem, eles, que vêm instruir os outros. O sono é a porta que Deus lhes abriu para entrarem em contato com seus amigos do céu; é o recreio após o trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a libertação final que deve devolvê-los a seu verdadeiro meio.
O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono; mas notai que nem sempre sonhais, porque nem sempre vos lembrais do que vistes, ou de tudo o que vistes. É que vossa alma não está em pleno desdobramento. Muitas vezes, apenas fica a lembrança da perturbação que acompanha vossa partida ou vossa volta, à qual se acrescenta a do que fizestes ou do que vos preocupa no estado de vigília; sem isso, como explicaríeis esses sonhos absurdos que têm tanto os mais sábios quanto os mais simples? Os maus Espíritos se servem também dos sonhos para atormentar as almas fracas e medrosas.
Além disso, vereis dentro em pouco se desenvolver uma outra espécie de sonhos; ela é tão antiga quanto a que já conheceis, mas a ignorais. O sonho de Joana D’arc, o sonho de Jacó, o sonho dos profetas judeus e de alguns adivinhos indianos; esse sonho é a lembrança da alma quase inteiramente desligada do corpo, a lembrança dessa segunda vida de que falamos.
Procurai distinguir bem essas duas espécies de sonho dentre os que
vos lembrais; sem isso, caireis em contradições e erros que serão funestos
à vossa fé.

O Livro dos Espíritos - Parte Segunda, Capítulo 8: Da Emancipação da Alma 

Nota Alan Kardec: Os sonhos são o produto da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de convivência. Daí uma espécie de clarividência indefinida, que se estende aos lugares mais afastados ou jamais vistos e algumas vezes até a outros mundos; daí ainda a lembrança que traz à memória acontecimentos realizados na existência atual ou em existências anteriores; a estranheza das imagens do que se passa ou do que se passou em mundos desconhecidos, misturadas com coisas do mundo atual, formam esses conjuntos estranhos e confusos que parecem não ter sentido nem ligação entre si. A incoerência dos sonhos se explica ainda por lacunas que a lembrança incompleta do que nos apareceu em sonho produz. Isso seria como numa narração a qual se tenham truncado frases ao acaso, ou parte de frases; os fragmentos restantes reunidos perderiam toda a significação.


Nota Minha: O sono, então, é o descanso da matéria e o sonho é a semi-libertação do espírito.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Evolução

Que nenhuma agressão exterior te perturbe, levando-te à irritação, ao desequilíbrio.

Mantém-te sereno em todas as realizações. A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes.

Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa.

Tua serenidade, tua gema preciosa.

Diante de quem te enganou, traindo a tua confiança o teu ideal, ou envolvendo-te em malquerença mantém-te sereno. O enganador é quem deve estar inquieto e não a sua vítima.

Nunca te permitas demonstrar que foste atingido pelo petardo da maldade alheia. No teu círculo familiar ou social sempre defrontarás com pessoas perturbadas, confusas e agressivas.

Não te desgastes com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam. Constituem teste à tua paciência e serenidade.

Assim, exercita-te com essas situações para, mais seguro, enfrentares os grandes testemunhos e provações do processo evolutivo. Sempre, porém, com serenidade.


Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco




Nota Minha: A conquista da PAZ é um trabalho de paciência e serenidade. O cultivo desses dois sentimentos dignos dos bons espíritos é um dos caminhos para que a evolução humana e espiritual ocorra. Quando respondemos a estímulos ruins, agressivos e maldosos realizados pelas pessoas com quem convivemos, com outros estímulos ruins e vingativos estamos jogando combustível no fogo para tentar apagar um incêndio. Ou seja, dessa forma alimentamos da pior maneira possível os sentimentos imundos e indignos retardando em grande tempo nossa evolução espiritual e moral.
A melhor reposta é a SERENIDADE, através dela conseguimos refletir sobre todas as ações alheias tomando decisões concientes e racionais. As ações de reflexo, movidas pelos sentimentos momentaneos (ódio, revolta, mágoa e etc) só trazem o mal e a infelicidade para ambos os lados.
Então, quando por algum motivo você se ver tomado por esses sentimentos responda com SERENIDADE, pois, só assim você estará coibindo e envergonhando quem pratica o mal, com toda a sua grandeza e elevação por conseguir se manter imune aos estímulos baixos e ruins.
Toda ação tem uma reação e a melhor reação para a maldade alheia é a SERENIDADE e o querer bem a quem, por algum motivo, não te quer bem.
Só assim o espírito evolui, não se deixando levar pelos desequilíbrios morais presentes no mundo material.

domingo, 3 de julho de 2011

Vinte Serviços que o Espiritismo faz por Você

01 Integra você no conhecimento de sua posição e criatura eterna e responsável, diante da vida.

02 Expõe o sentido real das lições do Cristo e de todos os outros mentores espirituais da Humanidade, nas diversas regiões do Planeta.

03 Suprime-lhe as preocupações originárias do medo da morte provando que ela não existe.

04 Revela-lhe o princípio da reencarnação, determinando o porquê da dor e das aparentes desigualdades sociais.

05 Confere-lhe forças para suportar as maiores vicissitudes do corpo, mostrando a você que no instrumento físico nos reflete as condições ou necessidades do espírito.

06 Tranqüiliza você com respeito aos desajustes da parentela, esclarecendo que o lar recebe não somente os afetos, mas também os desafetos de existências passadas, para a necessária regeneração.

07 Demonstra-lhe que o seu principal templo para o culto da Presença Divina é a consciência.

08 Liberta-lhe a mente de todos os tabus em matéria de crença religiosa.

09 Elimina a maior parte das suas preocupações acerca do futuro além da morte.

10 Dá-lhe o conforto do intercâmbio com os entes queridos, depois de desencarnados.

11 Entrega-lhe o conhecimento da mediunidade.

12 Traça-lhe providências para o combate ou para a cura da obsessão.

13 Concede-lhe o direito à fé raciocinada.

14 Destaca-lhe o imperativo da caridade por dever.

15 Auxilia você a revisar e revalorizar os conceitos de trabalho e tempo.

16 Concede-lhe a certeza natural de que, se beneficiamos ou prejudicamos alguém, estamos beneficiando ou prejudicando a nós próprios.

17 Garante-lhe serenidade e paz diante da calúnia ou da crítica.

18 Ensina você a considerar adversários por instrutores.

19 Explica-lhe que, por maiores que sejam as suas dificuldades exteriores, intimamente você é livre para melhorar ou agravar a própria situação.

20 Patenteia-lhe que a fé ilumina o caminho, mas ninguém fugirá da lei que manda atribuir a cada qual segundo as obras pessoais.


Essas são vinte das muitas bênçãos que o Espiritismo realiza em nosso favor. Será curioso que cada um de nós pergunte a si mesmo o que estamos nós a fazer por ele.



Autor: André Luiz
Psicografia de Waldo Vieira, em 22-10-65, em Uberaba, Minas Gerais



Nota Minha: O que me fez iniciar na Doutrina Espírita foi exatamente a procura de respostas e de sentido para as questões da vida material que eu não conseguia encontrar através de religiões formais. Quando encontrei as respostas para todas as minhas perguntas, principalmente através do Livro dos Espíritos encontrei também a paz que eu tanto buscava.
O Espiritismo te mostra, através destes e de outros serviços, que cada atitude, cada gesto, cada ação, cada sentimento tem um porquê.
O cutivo das Causas Morais Espíritas (Caridade, Bondade, Justiça, Amor e etc) é o segredo para a evolução espiritual.