sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quanto Mais

Abençoai sempre as vossas dificuldades e não as lastimeis, considerando que Deus nos concede sempre o melhor e o melhor tendes obtido constantemente com a possibilidade de serdes mais úteis.

Quanto mais auxiliardes aos outros, mais amplo auxílio recebereis da Vida Mais Alta.

Quanto mais tolerardes os contratempos do mundo, mais amparados sereis nas emergências da vida, em que permaneceis buscando paz e progresso, elevação e luz.

Quanto mais liberdade concederdes aos vossos entes amados, permitindo que eles vivam a existência que escolheram, mais livres estareis para obedecer a Jesus, construindo a vossa própria felicidade.

Quanto mais compreenderdes os que vos partilham os caminhos humanos, mais respeitados vos encontrareis de vez que, quanto mais doardes do que sois em benefício alheio, mais ampla cobertura de amparo do Senhor assegurará a tranqüilidade em vossos passos.

Continuemos buscando Jesus em todos os irmãos da Terra, mas especialmente naqueles que sofrem problemas e dificuldades maiores que os nossos obstáculos, socorrendo e servindo e sempre mais felizes nos encontraremos sob as bênçãos dele, nosso Mestre e Senhor.

Nota Minha: Nossas missões e expiações são definidas previamente de maneira a serem relizadas nesse mundo da forma mais integral e correta possíveis.
Mesmo não tendo o conhecimento real - só o abstrato - dessas missões e expiações, a certeza que temos é que elas sempre passam por determinadas atitudes que temos nessa vida como: sermos resignados às nossas provas insolucionáveis; sermos sempre solidários aos que necessitam, sejam "inferiores" ou "superiores" a nós; amarmos sempre nossos entes mais queridos de maneira a sempre querer ajuda-los em seu crescimento como pessoa, sem cobrar nada em troca, principalmente o próprio amor, dando a liberdade para suas escolhas; sermos sempre úteis em vida, seja no nosso trabalho, seja com nossas palavras e atitudes; termos sempre o respeito pelas escolhas alheias, mesmo não sendo as mesmas que nós compartilhamos, pois o livre-arbítrio é uma benção divina que deve ser preservado sempre.
Enfim, seguindo esses preceitos, inspirados na vida do Cristo, a certeza é uma só: fiz as melhores escolhas, segui os bons conselhos do coração e assim evoluí, de alguma forma, em minha vida espiritual.

Prece Espírita

Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes por missão assistir os homens e conduzi-los pelo bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-la sem queixumes; livrai-me dos maus pensamentos e fazei que eu não dê entrada a nenhum mau Espírito que queira induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o véu do orgulho, capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo.

A ti sobretudo, meu anjo guardião, que mais particularmente velas por mim, e a todos vós, Espíritos protetores, que por mim vos interessais, peço fazerdes que me torne digno da vossa proteção. Conheceis as minhas necessidades; sejam elas atendidas, segundo a vontade de Deus.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Poema: Nada Me Faltará

Ambiciono ter,
para poder
repartir.

Sei que serei provido,
pois minha missão
é doar.

Estendo a mão
para pegar
o que é meu,
de direito,
mas, aproveito para puxar
até aqui
quem está um degrau
abaixo.

Não passa pela fome
a trilha do Paraíso.

Também não passa
pela doença.

Assim, ambas serão erradicadas,
já que têm origem
no erro,
e, portanto, cabe ao santo
corrigir.

Creio no humano,
pois é a casa da Alma,
muito além do mero arcabouço,
mas elemento constituinte
e integrador.

Afasto de mim não o cálice,
mas o conteúdo,
já que o vinho aquece
e consolida a transubstanciação.

Comungo da sensação de fazer parte,
mesmo quando tudo parece estranho
e muito mal contado.

Podem ser artifícios,
contudo tornam muito mais lenta
a aceitação
e a transposição.

Anárquico, o vento evoca
o milagre,
quase tardio,
porém conciliador,
parte de um trato,
retomado a cada vez
que dou um passo
adiante.

Fonte: Vozes do "Aquém"

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os Superiores e os Inferiores

Todo aquele que é depositário da autoridade, de qualquer extensão que ela seja, desde o senhor sobre seu servo até o soberano sobre seu povo, não deve se dissimular que tem encargo de almas; ele responderá pela boa ou má direção que tiver dado aos seus subordinados, e as faltas que estes poderão cometer, os vícios a que serão arrastados, em consequência dessa direção ou de maus exemplos recairão sobre ele, enquanto que recolherá os frutos da sua solicitude para conduzi-los ao bem. Todo homem tem, na Terra, uma missão pequena ou grande; qualquer que ela seja, é sempre dada para o bem; é, pois, nela falir, falseá-la em seu princípio.
Se Deus pergunta ao rico: Que fizeste da fortuna que deveria ser em tuas mãos uma fonte espalhando a fecundidade ao teu redor? Ele perguntará àquele que possui uma autoridade qualquer: Que uso fizeste dessa autoridade? Que mal detiveste? Que progresso fizeste? Se eu te dei subordinados não foi para fazer deles escravos da tua vontade, nem os instrumentos dóceis de teus caprichos e da tua cupidez; eu te fiz forte e te confiei os fracos para os sustentar e os ajudar a subir até mim.

Fonte: O Evangelho Segundo O Espiritismo - Capítulo XVII - Os Superiores e Os Inferiores.

Nota Minha: Como sempre diz o clássico personagem da Marvel, o Homem Aranha, grandes poderes geram grandes responsabilidades.
E a providência divina não falha. Se tens a possibilidade da evolução física e mental e do avanço social não é por acaso. A missão das grandes inteligências e, por consequência, dos poderosos e ricos, é sempre a de semear o bem, a caridade e, no geral, as leis morais de Deus através de suas capacidades que superam as da maioria.
Lembrem-se sempre que a providência divina nunca falha, e o rico, inteligente e poderoso de hoje, se não utilizar suas capacidades da maneira devida, cumprindo sua missão na Terra, irá voltar a esse mundo material sem poder usufruir de tais habilidades e capacidades como prova e espiação, devido ao não aproveitamento de tamanha benção dada por Deus.
O inteligente, saudável, rico e poderoso de hoje... pode se tornar o ignorante, doente e pobre de amanhã...