domingo, 3 de março de 2013

Modo de Fazer



De modo que haja em vós o mesmo
sentimento que houve também em Cristo Jesus
(Paulo – Filipenses 2:5)

Todos fazem alguma coisa na vida humana, mas raros não voltam à carne para desfazer quanto fizeram. Ainda mesmo a criatura ociosa, que passou o tempo entre a inutilidade e a preguiça, é constrangida a tornar à luta, a fim de desintegrar a rede de inércia que teceu ao redor de si mesma.

Somente constrói, sem necessidade de reparação ou corrigenda, aquele que se inspira no padrão de Jesus para criar o bem. Fazer algo em Cristo é fazer sempre o melhor para todos: Sem expectativa de remuneração. Sem exigências. Sem mostrar-se. Sem exibir superioridade. Sem tributos de reconhecimento. Sem perturbações.

Em todos os passos do Divino Mestre, vemo-lo na ação incessante, em favor do indivíduo e da coletividade, sem prender-se. Da carpintaria de Nazaré à cruz de Jerusalém, passa fazendo o bem, sem outra paga além da alegria de estar executando a Vontade do Pai.

Exalta o vintém da viúva e louva a fortuna de Zaqueu, com a mesma serenidade. Conversa amorosamente com algumas criancinhas e multiplica o pão para milhares de pessoas, sem alterar-se. Reergue Lázaro do sepulcro e caminha para o cárcere, com a atenção centralizada nos Desígnios Celestes.

Não te esqueças de agir para a felicidade comum, na linha infinita dos teus dias e das tuas horas. Todavia, para que a ilusão te não imponha o fel do desencanto ou da soledade, ajuda a todos, indistintamente, conservando, acima de tudo, a glória de ser útil, de modo que haja em nós o mesmo sentimento que vive em Jesus Cristo.

Livro: Fonte Viva

Autor: Emmanuel
Psicografia de Francisco Cândido Xavier


Nota Minha: O sentimento que às vezes, por algum motivo, nos toma quando estamos sofrendo por alguma mazela ou situação natural em nosso meio social, principalmente no que diz respeito às dificuldades em nosso trabalho, ou na relação como nossos familiares, é algo semelhante ao cansaço físico e mental, todavia em amplitude sem tamanho quando, através do perispírito, atinge nossa alma. Esse sentimento de não pertencimento, de afastamento dos planos que tanto conjeturamos, tem que ser trocado pela certeza da utilidade, da humildade, e da caridade verdadeira que nos trará a tranquilidade que tanto procuramos. Cristo veio a Terra e foi o mais humilde, o mais simples, todavia foi também o mais sábio, inteligente e o mais útil. Cristo não deixou sequer um minuto de sua existência na terra sem uma função e utilidade específica, por isso, ele fez de sua existência um momento completo em que teve experiências diferenciadas, entre os pobres e entre os ricos, entre os saudáveis e os doentes, entre os sãos e os alienados e que foi, dentro de toda sua caminhada, acima de tudo, caridoso e útil para com todos os que passaram por seu caminho.
Por tudo isso temos que agradecer a todas as oportunidades e vivenciá-las de forma correta e humilde sempre. Deus sabe o que faz, e todas as funções, habilidades e competências são abençoadas e trazem grande enriquecimento e avanço espiritual. Temos que respeitar a tudo e a todos e se, uma vez trabalhamos com responsabilidade, humildade e verdade qualquer função que nos for incumbida será bem executada utilizada.
Deus não erra, ele sabe o que faz, e tenho certeza de que, se seguirmos nossos melhores sentimentos chegaremos onde queremos.