segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Paciência


A dor é uma bênção para os eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes, mas bendizei, ao contrario, o Deus todo-poderoso que vos marcou pela dor neste mundo para a glória no céu.

Sede pacientes; a paciência é também uma caridade e deveis praticar a lei da caridade ensinada pelo cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres, é a mais fácil das caridades; mas há uma bem mais penosa e, consequentemente, mais meritória: perdoar àqueles que Deus colocou sobre nosso caminho para serem os instrumentos dos nossos sofrimentos e colocar a nossa paciência à prova.

A vida é difícil, eu o sei, ela se compõe de mil nadas que são picadas de alfinetes que acabam por ferir; mas é preciso considerar os deveres que nos são impostos, as consolações e as compensações que temos por outro lado, e, então, veremos que as bênçãos são mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado quando se olha para o alto, do que quando se curva para o chão.

Coragem, amigos, o Cristo é o vosso modelo, ele sofreu mais do que qualquer de vós e não tinha nada a se censurar, enquanto que vos tendes vosso passado a expiar e vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos, essa palavra encerra tudo.

 

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. IX: Bem-aventurados aqueles que são brandos e pacíficos.

 

Nota Minha: A vida na terra não é feita de constâncias, de certezas, de felicidade real. Nessa passagem temos sempre a certeza de que vamos ter momentos de alegria, momentos de paz, todavia, também temos sempre a certeza que sofreremos angústias, perdas, desilusões, pois nossa morada, em todas as suas esferas, refere-se sempre a um lugar de provas, expiações e missões e não a um lugar tranqüilo e estável como nas moradas evoluídas.

A paciência e a sabedoria são as nossas ancoras nessa morada, pois são elas que nos darão forças supremas para suportar as dores, os desafios e também para não supervalorizar as felicidades deste lugar.

Temos que ter a consciência de vivenciar cada momento, seja de sofrimento, seja de felicidade, com a maior intensidade e caridade possíveis, pois tudo que se vive aqui é uma experiência ganha para o futuro que Deus nos reserva. Não deixe nunca de sentir o que tem que ser sentido no momento que tem que ser sentido, para não sofrer depois por momentos não vividos de maneira intensa. A vida na terra é uma brisa passageira, mas que deixa conseqüências, boas ou ruins, para o nosso histórico como ser espiritual e consciente.

Assim, temos que utilizar tudo que vivemos na terra como fontes inesgotáveis de aprimoramento pessoal e espiritual. E para que tenhamos algum alento é só pensarmos que todos que estão nessa morada vão ter sempre uma missão, uma expiação e uma prova grande a serem vividos para que se complete o ciclo e para que possamos sempre crescer como espírito, que é o desejo de Deus e dos seres superiores que nos guardam.

Tenha fé, e sempre sorria diante dos momentos mais difíceis! Esse é o melhor remédio para o irremediável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário