segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os Superiores e os Inferiores

Todo aquele que é depositário da autoridade, de qualquer extensão que ela seja, desde o senhor sobre seu servo até o soberano sobre seu povo, não deve se dissimular que tem encargo de almas; ele responderá pela boa ou má direção que tiver dado aos seus subordinados, e as faltas que estes poderão cometer, os vícios a que serão arrastados, em consequência dessa direção ou de maus exemplos recairão sobre ele, enquanto que recolherá os frutos da sua solicitude para conduzi-los ao bem. Todo homem tem, na Terra, uma missão pequena ou grande; qualquer que ela seja, é sempre dada para o bem; é, pois, nela falir, falseá-la em seu princípio.
Se Deus pergunta ao rico: Que fizeste da fortuna que deveria ser em tuas mãos uma fonte espalhando a fecundidade ao teu redor? Ele perguntará àquele que possui uma autoridade qualquer: Que uso fizeste dessa autoridade? Que mal detiveste? Que progresso fizeste? Se eu te dei subordinados não foi para fazer deles escravos da tua vontade, nem os instrumentos dóceis de teus caprichos e da tua cupidez; eu te fiz forte e te confiei os fracos para os sustentar e os ajudar a subir até mim.

Fonte: O Evangelho Segundo O Espiritismo - Capítulo XVII - Os Superiores e Os Inferiores.

Nota Minha: Como sempre diz o clássico personagem da Marvel, o Homem Aranha, grandes poderes geram grandes responsabilidades.
E a providência divina não falha. Se tens a possibilidade da evolução física e mental e do avanço social não é por acaso. A missão das grandes inteligências e, por consequência, dos poderosos e ricos, é sempre a de semear o bem, a caridade e, no geral, as leis morais de Deus através de suas capacidades que superam as da maioria.
Lembrem-se sempre que a providência divina nunca falha, e o rico, inteligente e poderoso de hoje, se não utilizar suas capacidades da maneira devida, cumprindo sua missão na Terra, irá voltar a esse mundo material sem poder usufruir de tais habilidades e capacidades como prova e espiação, devido ao não aproveitamento de tamanha benção dada por Deus.
O inteligente, saudável, rico e poderoso de hoje... pode se tornar o ignorante, doente e pobre de amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário