sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Melancolia

Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes dos vossos corações e vos fazem achar a vida tão amarga? É o vosso Espírito que aspira à felicidade e à liberdade e que, preso ao corpo que lhe serve de prisão, se extenua em vãos esforços para dele sair. Mas, vendo que são inúteis, cai no desencorajamento, e o corpo, suportando sua influência, a languidez, o abatimento e uma espécie de apatia se apoderam de vós, e vos achais infelizes.
Crede-me, resisti com energia a essas impressões que enfraquecem vossa vontade. Essas aspirações para uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens, mas não as procureis neste mundo; e atualmente, quando Deus vos envia seus Espíritos para vos instruírem sobre a felicidade que vos reserva, esperai pacientemente o anjo da libertação que deve vos ajudar a romper os laços que mantém vosso Espírito cativo. Lembrai-vos de que tendes a cumprir, durante vossa prova na Terra, uma missão de que não suspeitais, seja em vos devotando à vossa família, seja cumprido os diversos deveres que Deus vos confiou. E se no curso dessa prova, e desempenhando vossa tarefa, vedes os cuidados as inquietações, os desgostos precipitarem-se sobre vós, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os francamente; eles são de curta duração e devem vos conduzir para perto dos amigos que chorais, que se regozijarão com a vossa chegada entre eles e vos estenderão os braços para vos conduzir a um lugar onde os desgostos da Terra não têm acesso. (FRANÇOIS DE GENEVÉ, Bordéus).


Nota Minha: A angústia, tristeza e melancolia que as vezes nos assola, sem um fundamento direto, deve ser levada como a insatisfação de nosso Espírito por estar cativo em um corpo material e falível, um local onde não há a possibilidade de se experimentar a verdadeira felicidade - que não pertence a esse mundo. Temos que ter em mente que esse nosso sentimento de incompletude e de sempre estar faltando algo em nossas vidas remete ao mundo espiritual e não ao material, pois a verdadeira felicidade e paz só será encontrada ao lado de nossos irmãos Espíritos presentes nos diversos planos da espiritualidade.
A única possibilidade de encontrarmos uma paz e tranquilidade de Espírito no mundo material é através do desenvolvimento de nossas provas e expiações e da aplicação das leis morais de Deus nesse mundo.

Palavras-chave em minha vida que fazem a tristeza aparente sucumbir: Apoiar os meus próximos queridos e os meus afastados; viver o hoje planejando o amanhã; ser sempre útil em todos os aspectos dessa vida; Praticar o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário