quinta-feira, 19 de maio de 2011

Traços do Caráter Espírita

Humildade sem subserviência. 
Dignidade sem orgulho. 
Devotamento sem apêgo. 
Alegria sem excesso. 
Liberdade sem licença. 
Firmeza sem petulância. 
Fé sem exclusivismo. 
Raciocínio sem aspereza. 
Sentimento sem pieguice. 
Caridade sem presunção. 
Generosidade sem desperdício. 
Conhecimento sem vaidade. 
Cooperação sem exigência. 
Respeito sem bajulice. 
Valor sem ostentação. 
Coragem sem temeridade. 
Justiça sem intransigência. 
Admiração sem inveja. 
Otimismo sem ilusão. 
Paz sem preguiça.


Autor: André Luiz
Psicografia de Chico Xavier


Nota Minha: Quando nos avaliamos através destas características e percebemos que nos encaixamos perfeitamente em sua maioria temos a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Entretanto, a linha tênue que separa o traço de bom caráter pregado pela Doutrina Espírita e o traço da vida puramente material e desprovida de moralidade, quase sempre é trespassada por todos nós em nossa caminhada na Terra. Não é nada anormal, pelo contrário, é muito mais comum do que permanecer sempre e por completo no caminho da Moralidade Espírita. 
As emoções levadas a ferro e fogo na maioria das vezes nos levam a perder esse equilíbrio e ingressar do outro lado da fronteira. Alguns logo se tocam de seus erros e retornam ao caminho correto, outros, muitas vezes, nem mesmo chegaram a conhecer o lado bom da linha. André Luiz mesmo, em sua vida material, ingressou por caminhos imorais como a intransigência, presunção, orgulho, excesso e teve que passar por sessões de aprendizado fortíssimas no mundo espiritual para superar estas materialidades.
Em suma, devemos nos ater a estes pontos e tentar ao máximo ingressar num equilíbrio que venha a nos dar PAZ DE ESPÍRITO. E se, por acaso, nos vermos cultivando sentimentos ruins, é só termos a noção de que são ruins e nada úteis que logo conseguimos superá-los. Assim poderemos ter mais tranquilidade e não nos deixarmos dominar por essas emoções ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário